Representantes de Paraíso participam do I Encontro regional de DST/AIDS e Hepatites Virais

26/11/2008

Uma equipe de funcionários da Diretoria de Saúde de São Sebastião do Paraíso participou do Encontro Regional de DST/Aids e Hepatites virais, ocorrido na cidade de Passos nos dias 12 e 13 de novembro de 2008. Além dos funcionários do Ambulatório de Infectologia, vários enfermeiros das Unidades de Saúde da Família estiveram presentes no evento,  que contou com a participação de médicos paraisenses como palestrantes.
 Na quarta-feira, 12, após o cerimonial de abertura, foi apresentado uma peça  teatral da Cia. Paulista de Arte, grupo que atua com montagens voltadas á prevenção de Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST) e à Aids. A peça retratou o cotidiano de uma família que vai se deparando com casos de HIV na família, porém, sem muita orientação das instituições de saúde,  o que acarreta em vários desacertos para toda a família. É uma peça o­nde se trata de humanização no atendimento, aconselhamento e saber para o­nde encaminhar os pacientes.
 Por ser tratar do gênero “teatro do oprimido” há um certo momento o­nde os papéis se invertem, ou seja, depois de discutidos vários pontos “errados” da encenação, como a má orientação profissional, a falta do sigilo no caso de portadores do HIV, a ausência de comunicação, ética e profissionalismo, dentre outros,  voluntários da platéia são chamados e se juntam aos atores para encenarem a maneira que consideram  correta diante daquelas situações.
 “É uma forma muito criativa de fazer com que toda a platéia se envolva com o espetáculo. Sabemos que muitas daquelas situações exploradas no palco fazem parte da realidade dos funcionários que trabalham com saúde”, explica a coordenadora do Ambulatório de Infectologia, Patrícia Cristina de Paula.
 No período da tarde, houve palestra sobre Hepatites Virais, com  Rosana Porto Viana, médica. Já no segundo dia do congresso, as palestras ficaram por conta dos médicos de São Sebastião do Paraíso. Com o tema DST/Aids, a infectologista Dra. Márcia Cristina G. Oliveira explanou sobre Biossegurança.
 Numa segunda oportunidade, José Carlos Costa Junior, infectologista responsável pelo atendimento do Ambulatório de Infectologia de Paraíso, falou sobre o tema Aids nos dias de hoje. Foi realizada também uma abordagem sobre do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) ministrada por Sâmi Grassionoli –  do município de Contagem/MG.
 O encontro foi finalizado com a apresentação sobre dados epidemiológicos de acidente de trabalho de dos municípios de Passos e São Sebastião do Paraíso, apresentada pelas enfermeiras  Patrícia Cristina de Paula e Andrea Pizol.
 O congresso foi uma iniciativa do Ambulatório Escola da Fundação Educacional Superior de Passos (Fesp) com apoio do Ambulatório de Infectologia de São Sebastião do Paraiso e da Gerência Regional de Passos e contou com a participação de vários representantes das cidades da região.
 Vale ressaltar que o ano que vem o encontro regional será realizado  em São Sebastião do Paraíso.