USFs de Paraíso recebem sinal do Canal Minas Saúde

24/11/2008

Desde a segunda semana do mês de outubro, as 14 Unidades de Saúde da Família de São Sebastião do Paraíso estão recebendo aulas, via satélite, do canal Minas Saúde. De acordo com informações, o canal é uma rede estratégica para o desenvolvimento do programa de educação permanente à distância. Inicialmente, capacitará profissionais das equipes do Programa Saúde da Família que atuam em 2.772 Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Minas Gerais.
 Esse primeiro curso de Gestão da Clínica na Atenção Primária à Saúde é voltado para a qualificação dos profissionais do Programa Saúde da Família. Em Paraíso, participam todas as 14 USFs, com aproximadamente  150 funcionários, sendo que os de nível superior, conforme explica o enfermeiro coordenador das unidades, Juliano Gudinski, deverão preencher um  cadastro no site do canal Minas Saúde, para depois de 18 meses e das devidas avaliações, receberem certificado de pós graduação em Saúde da Família, reconhecidos pelo Ministério da Educação (MEC).
 “É uma boa estratégia da Secretaria Estadual de Saúde para manter os colaboradores do Programa Saúde da Família sempre atualizados. Apesar de estarmos no início das atividades as expectativas são muito boas”, afirma Juliano.
 Como as aulas acontecerão todas as quinta-feiras, à partir das 15h, nesse horários as USFs estarão fechadas para atendimento ao público. Cartazes informativos à população, já foram fixados nas salas de espera, justificando o fechamento.
 Juliano ainda explica que para a recepção das aulas via-satélite, a SES enviou há algum tempo, uma antena e um receptor para cada sede da Unidade de Saúde da Família. As aulas serão transmitidas para todas as Unidades Básicas de Saúde cadastradas no Programa Saúde em Casa, para todas as 28 Gerências Regionais de Saúde e, também, para os Centros Viva Vida e Mais Vida.
 As gravações dos programas serão feitas no auditório da SES-MG e transmitidas via satélite. Os alunos poderão interagir com os professores, para tirar dúvidas e outras orientações, via telefone, fax, e-mail e também vídeo-conferência, isso para quem estiver em uma das Gerências Regionais de Saúde.
 Um fórum, via internet, aberto a todos, receberá dúvidas sobre as aulas, além de críticas, sugestões e relatos. No portal, os alunos encontrarão indicações de leitura, exercícios, sugestões e o material das aulas.
 Maiores informações:
www.portalminassaude.com.br.