Escolas de Paraíso recebem computadores

24/11/2008

As escolas municipais Campos do Amaral, Francisco Daniel (Guardinha) e professora Maria de Lourdes Dizaró (Caic) de São Sebastião do Paraíso, estão recebendo do Programa Nacional de Tecnologia Educacional (ProInfo) do Governo Federal, laboratórios de informática que são dotados de dez computadores com mouse óptico, teclado ABNT, monitores de LCD com 15 polegadas, fone de ouvido, impressora laser/led e um roteador wireless; cada um.
 Essa conquista foi possível graças ao termo de adesão feito entre o município e o Ministério da Educação (MEC) no início do ano. Os novos laboratórios já se encontram no depósito da Diretoria Municipal de Educação e logo estarão sendo utilizados pelas escolas. Aquelas que já possuem salas de informática terão suas máquinas mais antigas remanejadas para outros departamentos, possivelmente serão utilizadas nas bibliotecas e salas de supervisão.
 Em 2008, o Ministério da Educação vai dobrar a compra de laboratórios de informática para da rede pública de ensino. Ao todo serão licitados 19 mil laboratórios para escolas urbanas. Somada à aquisição de sete mil laboratórios para escolas rurais, o ProInfo vai fornecer, ao todo, 26 mil laboratórios este ano.
 Além de serem entregues e instalados nas escolas, os equipamentos terão suporte e garantia de 36 meses. Todos deverão ser compatíveis com o Linux Educacional 2.0, software livre elaborado especialmente para atender às escolas públicas do Brasil, com conteúdos pedagógicos pré-selecionados.
 Segundo a coordenadora  de Tecnologia Educacional do município, Ana Maria Costa Heto, os laboratórios recebidos serão uma importante ferramenta no desenvolvimento educacional dos alunos. “Os fones de ouvido recebidos serão um ótimo recurso para o trabalho com consciência fonológica e linguagem oral, especialmente com as crianças que demonstraram baixo desempenho nas avaliações sistêmicas, salientou.
 A Diretoria de Educação já possui o Programa Municipal de Informática Educacional (Promiessp), que tem como objetivo, a inclusão digital das escolas, professores e alunos. Algumas ações vêm sendo desenvolvidas no sentido de familiarizar os professores com as novas tecnologias. Tais ações deverão ser ampliadas no ano de 2009 incluindo todos os servidores da escola, além dos educadores.