II SECON: Homenagem a personalidades negras nesta quinta

19/11/2008

Acontece nesta quinta-feira, 20, no Teatro Municipal Sebastião Furlan, à partir das 19h30, a cerimônia de homenagem a 20 personalidades negras paraisense, evento integrante da II SECON, a Semana de Estudos da Consciência Negra, que começou no dia 16 e vai até o dia 23 de novembro em São Sebastião do Paraíso.
A data é comemorativa ao Herói nacional Zumbi dos Palmares, assassinado em 20 de novembro de 1695. É também o "dia da Consciência Negra" e feriado em algumas cidades do Brasil.
 A Comissão Organizadora da II SECON definiu os 20 homenageados para o evento deste ano em reuniões que começaram em agosto. Na época, 42 nomes foram citados e foi necessária uma votação entre os membros para se chegar aos homenageados de 2008.
Além das homenagens à personalidades vivas, serão lembrados também alguns falecidos que deixaram registrada sua história na cidade e muito contribuíram para a cultura afro-descendente. Entre eles estão Vicente Oliveira Silva (Fiola), Juvenal Pereira da Silva, Antônio Marciano da Silva, Geralda Batista (rainha Conga), o casal José Laurindo de Mello e Maria Marta Nogueira de Melo, Paulo Rui de Oliveira (o primeiro e único negro a ocupar a presidência da Câmara Municipal da cidade de São Paulo), Vicente André Gonçalves (Necão) e Gonçalo Domingos Machado (Gonça).
A II SECON prossegue até o dia 23 com palestra da socióloga Daniela Rosa sobre a Lei Federal 10.639 que instituiu o ensino da cultura afro nas escolas; peça teatral "O Navio Negreiro", com o ator Benedito Irivaldo Vado de Souza; exibição dos documemtários "Reis Negros" e "Família Alcântara" e uma feijoada com bingo beneficente. Os convites custam R$ 10,00 - inclusive na portaria (quantidade limitada).
 Para a escolha dos homenageados deste ano a comissão levou em consideração a história de vida, luta e trabalho das pessoas citadas. Confira abaixo, em ordem alfabética, os nomes e as fotos dos homenageados deste ano na II SECON:

- Boaventura Rosa da Silva ("Tula" da Martoni, vendedor)
- Brasilino Rosa da Silva (operário aposentado da Coolapa)
- Claudete Pereira (enfermeira da Santa Casa)
- Daniel Joaquim Antônio (bancário e sapateiro)
- Domingos Eugênio (pedreiro e coveiro)
- Elaine Cristina Alexandre (professora na APAE)
- Érica Alinea Souza Martins (agente comunitário de Saúde USF Vila Mariana)
- Genuíta Pereira da Silva (rainha Conga)
- João Roberto Nogueira (jornalista)
- Joaquim Rafael de Souza (pedreiro, cantor e baterista)
- José Martins Filho (comerciante, cozinheiro e sanfoneiro aposentado)
- José Rodrigues de Lima (taxista)
- Lázaro da Silva (ministro da Eucaristia)
- Marcos Nonato Gonçalves (vendedor e lutador de kung fu)
- Margarida Maria (enfermeira e professora de artesanato aposentada)
- Mário Dias ("Nenén Kalé, eletricista de autos)
- Matildes Dias de Souza (enfermeira aposentada)
- Nária Conceição Souza (gari)
- Sandra Lia dos Santos (contadora)
- Sebastião Augusto Sobrinho (professor em Guardinha).

Boaventura Rosa da Silva Brasilino Rosa da Silva
Claudete Pereira Daniel Joaquim Antônio