Notícias | + Listar todas
Delfinópolis assina convênio com o Ecoponto de Paraíso
10/11/2008
Mais um contrato de parceria para o uso da Unidade Recolhedora de Pneus Inservíveis (URPI), ou Ecoponto, foi assinado no mês de setembro em São Sebastião do Paraíso. Desta vez é com a cidade de Delfinópolis/MG, terceira a aderir ao convênio de parceria, seguida de Alpinópolis e São José da Barra.
O objetivo do contrato visa a prevenção e a repressão da degradação do meio ambiente, de modo a dar uma destinação ambientalmente correta aos pneumáticos inservíveis, ou seja, os pneus que não tem mais condições de uso. A estratégia é simples: todos os pneumáticos que não servem mais, tanto os de Paraíso como os das cidades parceiras, são entregues e armazenados na sede da URPI em Paraíso e, uma vez por mês, o caminhão da Associação Nacional das Industrias de Pneumáticos (ANIP), vem ao município para fazer a retirada deles.
Paraíso possui o contrato com a associação desde outubro de 2007, sendo que o total de pneus retirados por mês chega a 30 toneladas. De acordo com o coordenador da URPI de Paraíso, Gustavo João Bernardino “o fato de Paraíso ter mantido zerado os casos de dengue desde o ano 2000, serve de exemplo para as cidades vizinhas, que acabam se conscientizando da importância de manter os pneus inservíveis em locais protegidos da chuva, conseqüentemente evitando a proliferação do mosquito Aedes aegypti”, explica Gustavo.
Cada cidade investe o valor de R$ 180,00 por mês para poder depositar os pneus no Ecoponto, situado à rua Pimenta de Pádua, nº 209, Vila Mariana. Esse dinheiro, segundo Gustavo, serve para custear as despesas de aluguel, água e energia do barracão.
Todos os contratos tem duração até dezembro de 2008 e podem ser prorrogados, conforme necessidade dos municípios. Maiores informações poderão ser obtidas através do telefone (35) 3539-1040/1080.