Notícias | + Listar todas
Aluna de Paraíso é finalista em concurso nacional
03/11/2008
A aluna do 8º ano da escola municipal Napoleão Volpe, Géssica Cristina de Carvalho, foi uma das finalistas do concurso de redação “Como preservar o meio ambiente no campo”, promovido em razão do “Dia Nacional do Campo Limpo 2008”, realizado pelo Inpev – Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias. Ao todo foram 18.094 trabalhos inscritos em todo o país, dos quais 32 foram selecionados para a etapa nacional que elegeu 12 finalistas.
A premiação aconteceu na última semana, na sede da Cooparaíso (Cooperativa Regional dos Cafeeicultores de São Sebastião do Paraíso), juntamente com a realização da feira promovida pela cooperativa – Hora Certa. A aluna, que foi 1º lugar no nível municipal, ganhou um DVD Karaokê e ainda consagrou o 6º lugar no nível nacional, tendo em 1º lugar o aluno Luis Henrique Olhas Gouvêa, de São José do Rio Preto/SP; em 2º lugar Joice Furlani de Itarana/ES e, em 3º lugar Maykelly Daguetti, de Lucas do Rio Verde/MT. Os três receberam um iPod Touch 8GB, uma filmadora digital e uma câmera digital 6megapixels, respectivamente.
Segundo a professora orientadora da escola Napoleão Volpe, Marília de Souza Neves, tais concursos são extremamente importantes para o desenvolvimento da escrita dos alunos, além de ofertar-lhes orientações necessárias para a consciência ambiental e uma postura reflexiva perante o lugar onde vivem.
O “Concurso Campo Limpo de Redação”, tem como objetivo levar os seus participantes à reflexão, conscientização e participação em atividades relacionadas à proteção do meio ambiente, especialmente no que diz respeito à destinação final de embalagens vazias de defensivos agrícolas.
Na fase local/regional, as redações foram selecionadas através da Apacass – Central de Recebimento de Embalagens Vazias de Agrotóxicos, com sede em Paraíso.
Confira a redação da aluna Géssica Cristina de Carvalho:
Consciência é a solução
Para não perder a viagem
É melhor que faça a tríplice lavagem
Agrotóxico em exagero
É perigo pra você, companheiro!
As embalagens não contaminadas
Podem ser recicladas
Perfurando o seu fundo
É melhor pra todo mundo
Vamos encaminhar as embalagens vazias
Não importa a quantidade
Fazendo esta limpeza
A vida no campo ganha em qualidade
Ao aplicar agrotóxico use o EPI
E a roupa adequada para se vestir
Depois de vazia leva para a central
E não se esqueça da nota fiscal
Para cuidarmos do ambiente
Formaremos uma corrente
Unidos pela força do IMA e do Inpev
O meio ambiente agradece
A equipe das centrais
Explicações importantes aos produtores traz
Assim cumpre a missão
De nos ajudar na preservação
Consciência é a solução!