Projeto "Educação Patrimonial" tem avaliação positiva em conclusão de mais um ciclo

30/10/2008

Organizado pelo Departamento Municipal de Cultura, por meio de palestras nas escolas e na “Casa da Cultura”, através de visitas monitoradas no Museu Histórico Municipal Napoleão Joele, o projeto “Educação Patrimonial” denominado “Patrimônio, Conhecer para Preservar”, está concluindo o seu segundo trimestre, com os alunos de escolas públicas e particulares, do ensino infantil até médio.
 Com os alunos do ensino fundamental, foi trabalhado a análise de fotos antigas de São Sebastião do Paraíso, tendo como ponto fundamental o desenvolvimento e progresso da cidade, ou seja, a comparação das fotos antigas com as atuais e destacando as principais diferenças, de antes e do agora.
 A arquitetura, urbanismo e paisagismo, em relação às praças existentes na época, foi um ponto muito destacado nas palestras. O desempenho dos alunos e o respectivo interesse pôde ser conceituado como excelente, já que havia grande curiosidade em saber como era a cidade antigamente e os seus meios de transporte; outro ponto debatido pelos alunos.
 Com os estudantes do ensino médio, o projeto procurou desenvolver a conscientização e a respectiva valorização dos  bens tombados pelo Patrimônio Histórico Municipal. Os alunos foram orientados quanto ao valor de um  bem histórico-cultural. O desempenho dos alunos e o respectivo interesse ainda é baixo, necessitando de um trabalho no aspecto de conscientização dos mesmos.
 O projeto é coordenado pela chefe do Departamento de Cultura, Ângela Maria Duarte e, as palestras, ministradas pelo professor de História, Lucas Cândido de Oliveira.
 Escolas, públicas ou privadas, interessadas em participar do projeto, podem entrar em contato com o Departamento de Cultura, à avenida Oliveira Rezende, nº 509 (Casa da Cultura), ou pelo telefone, 3539-5002.