Semana da Alimentação Escolar vai até sexta em Paraíso

22/09/2008

foto: Arquivo Começou nesta segunda-feira, 22, e vai até sexta-feira, 26, a 3ª edição da Semana da Alimentação Escolar, desenvolvida pela Diretoria Municipal de Educação, Cultura e Esporte através do setor de Merenda Escolar da Prefeitura de São Sebastião do Paraíso. O evento tem como objetivos trabalhar com os alunos, sejam eles de escolas ou centros de educação infantil municipais, as propriedades dos alimentos, sua importância na nutrição diária e os benefícios para a saúde.
 Em 2006 o tema das apresentações foram o “Reaproveitamento de Alimentos” e, em 2007, o tema escolhido foram os “Alimentos Funcionais”, que são aqueles que contêm substâncias ou nutrientes que fornecem beneficios à saúde, seja como prevenção ou tratamento de doenças. Já para 2008 o tema será livre e de escolha de cada estabelecimento de ensino, para que cada um levante os assuntos mais relevantes a serem tratados em sala de aula.
 Nesta edição, como explica a nutricionista responsável pelo projeto, Renata Auxiliadora de Paula Pessoni, o projeto ficará mais restrito ao ambiente escolar e à sua comunidade, o­nde cada uma terá uma programação especial para trabalhar com seus alunos e pais. “Os trabalhos serão desenvolvidos de acordo com a programação de cada escola, mas toda a população poderá participar. Cada dia da semana terá um tema diferente sendo trabalhado, o que proporcionará uma maior divulgação dos trabalhos da merenda escolar e os benefícios de uma boa alimentação”, disse.
 As escolas prepararam teatros, danças, palestras com profissionais da saúde, jograis e brincadeiras entre pais e filhos, tudo relacionado com o tema alimentação. A expectativa é que cada vez mais, crianças e pais, se conscientizem dos alimentos consumidos, não só na escola, mas fora dela também.
 “Nós já temos a preocupação de oferecer uma merenda de qualidade, balanceada e rica em nutrientes e vitaminas que venham a suprir as necessidades dos nossos alunos em cada fase de suas vidas. Mas é preciso que esse hábito seja freqüente também em casa e na rua, para que o trabalho não seja quebrado e a saúde comprometida”, destacou Renata Pessoni.
 Procure a escola ou CMEI mais próximo de sua casa e participe da 3ª Semana da Alimentação Escolar. Os eventos e palestras são gratuitos e você aprenderá muito sobre o que está ingerindo.