JOJUNINHO: Confira resultado final das competições

19/09/2008

São Sebastião do Paraíso foi palco, durante cinco dias, de uma das maiores competições do interior de Minas Gerais; a XV edição dos Jojuninho – Jogos Infantis do Sudoeste de Minas Gerais. Participaram cerca de 850 atletas de 27 cidades das regiões Sul, Sudoeste e Centro-Oeste do estado, disputando em quatro modalidades coletivas: basquete, futsal, handebol e vôlei (masculino e feminino).
 Durante os dias de competição, 10 a 14, a cidade experimentou um movimento diferente. Uma mistura de euforia e saúde, aliada aos diversos jogos que aconteceram na arenas de competição: Ginásio Poliesportivo Fulvio Guidi – CSU II (basquete), Ginásio Poliesportivo Saturnino Rocha (vôlei), quadra da Escola Estadual Paraisense (handebol) e Praça de Esportes Castelo Branco (Futsal).
 Os jogos transcorreram na maior tranqüilidade, o que proporcionou a toda comunidade acompanhar seu desenvolvimento num clima familiar e harmônico.
 Segundo o gerente municipal de Esportes e Lazer, Tomás Salviano Martins, o Jojuninho vem consagrar mais uma vez a capacidade e a vocação do município em sediar grandes eventos, fazendo com que o esporte ganhe novas dimensões a partir das competições aqui realizadas. “Foram cinco dias de muito trabalho mas que valeram muito a pena. Ver os nossos jovens praticando uma modalidade esportiva, se dedicando ao máximo dentro de suas limitações e força de vontade, mostra que o futuro está mesmo no esporte”, ressaltou.
 Estima-se que o município, principalmente o comércio relacionado à gastronomia, tenha sentido um grande reforço nas vendas nesse período, já que, café-da-manhã, almoço e jantar, eram adquiridos aqui na cidade, sem falar dos lanches e guloseimas que os atletas consumiram durante sua estadia durante os jogos.
 Membros da Associação Esportiva dos Municípios do Sudoeste Mineiro (ASSESMIG), responsáveis pela realização dos jogos, juntamente com a Prefeitura Municipal, visitaram as obras de conclusão do Centro Olímpico e do Sesc-Laces e já sinalizaram outras competições, ainda maiores em volume de atletas e dias de competição, para o futuro de Paraíso.
 Segundo os organizadores, “nenhuma cidade da região sul e sudoeste e quiçá demais do estado, terão capacidade de oferecer tamanha estrutura esportiva como as que estão sendo montadas em São Sebastião do Paraíso”.
 Tomás Martins já recebeu convite para estar junto aos organizadores das Olimpíadas Escolares, que começam no próximo dia 18 em Poços de Caldas para, em parceria do COB – Comitê Olímpico Brasileiro – mostrar a estrutura esportiva da cidade e, num futuro próximo, pleitear uma etapa dos jogos em Paraíso.
 “Ficamos muito felizes pela realização dos jogos em Paraíso. Não tivemos nenhum incidente que pudesse desabonar o trabalho tão bem preparado e organizado pela cidade-sede. Quando essa nova estrutura esportiva estiver pronta (Centro Olímpico e Sesc), dificilmente a cidade deixará de sediar um grande evento e poderemos sonhar com outras, hoje realizadas apenas em grandes centros”, afirmou Marcelo Campos Machado, presidente da Assesmig.
 A cidade se prepara agora para realização do 2º Pan-americano de Xadrez, que acontece de 26 a 28 de setembro, nas dependências do Ouro Verde Tênis Clube que deverá reunir 820 enxadristas do Brasil e diversos países das Américas.
 Confira como ficou a classificação final da XV edição dos Jojuninho, sendo que São Sebastião do Paraíso conquistou o 6º lugar geral da competição:

Basquete masculino:
1º Lavras